Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 9, 51-56
Lectio Divina por Árysson Magalhães de Brasil
Invocação ao Espírito Santo 🕊
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém
Evangelho Lucas 9, 51-56📜
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?”Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.
O que fala o texto?🧐
Fala da ida de Jesus à Jerusalém e da certeza de que lá era o centro da sua missão redentora, pois o mesmo sabia que em Jerusalém iria redimir a humanidade.
O que me fala o texto?👨🏽🏫
Vejo que com a atitude dos discípulos em sugerir que seja lançado fogo do Céu sobre os samaritanos era ainda uma incompreensão acerca do desfecho da peregrinação à Jerusalém e de ainda não conseguir alcançar a idéia de que o propósito de Jesus era congregar e não dividir ainda mais.
Oração 🙏🏽
Senhor, dai-me um coração disponível a fazer a tua vontade, que eu não veja alegria e satisfação na tua vontade em minha vida. Dai-me um coração generoso para conseguir dialogar com as diferenças na minha comunidade e não ficar enojado e com desejo de vingança diante das adversidades.
Contemplação 🤔
Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?”Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
Ação 🏃🏽
Escutar a Deus e descobrir a vontade dele em minha vida;
Quando aparecer dificuldades na comunidade paroquial e até mesmo nas nossas famílias ser aberto para escutar diversas opiniões na comunidade para depois dialogar e encontrar caminho para unir e não dividir ainda mais.