Evangelio del día – Lectio Divina Lucas 17, 1-6
ROTEIRO DE LECTIO DIVINA
👤 Adriano Israel Lopes Brasil ✍🏻🇧🇷
SEGUNDA-FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM 🟢 – ANO A
🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Espírito Santo de Deus, vem em meu auxílio neste momento. Afasta de mim todas as distrações e tudo aquilo que pode me levar para longe de Ti.
Nos próximos minutos que eu possa ser inteiramente do Senhor, acolhendo de coração aberto o que queres de mim, em primeiro lugar, e mostrando-me em que posso ajudar a fazer com que estes teus ensinamentos ressoem onde quer que cheguem.
📑 TEXTO BÍBLICO
Lucas 17, 1-6
1Jesus disse também a seus discípulos: “É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! 2Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos.
3Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. 4Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: ‘Estou arrependido’, lhe perdoarás.”
5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!”. 6Disse o Senhor: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá”.
📖 LEITURA
O que diz o texto?
O evangelista Lucas apresenta em um primeiro momento a questão das consequências para aqueles que levam outros a pecarem, destacando o cuidado do Senhor para com os pequeninos. Observa-se que Ele utiliza a expressão «ai daqueles», o que geralmente se configura como um tom de ameaça, de modo que as pessoas pudessem pensar duas vezes antes de praticar tal situação.
Na sequência, fala sobre a necessidade de perdoar o irmão incessantemente. Por fim, os discípulos pede-Lhe para que aumente a fé deles. Jesus então responde que se tivessem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderiam fazer com que amoreiras os obedecessem e mudassem de lugar.
🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?
• Será que com minhas atitudes tenho levado outros a pecar?
• Tenho zelo pastoral por aqueles que me são próximos, em minha família, grupo ou comunidade?
• Costumo perdoar com facilidade aqueles que me afrontam ?
• O que tenho feito para aumentar a minha fé?
🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?
Senhor Jesus, quero estar cada dia mais próximo de Ti, de modo que conhecendo os teus ensinamentos não me digne desviar do caminho de salvação aqueles que lhes foram confiados. Muito pelo contrário, fazei-me canal de graça e de libertação para os que me são próximos mas também para os que sequer conheço, sendo testemunha viva do Teu Amor onde quer que eu esteja.
Ajuda-me, Senhor, a ter um coração acolhedor, que saiba perdoar. Afastai de mim a ira, a raiva, a vontade de revidar as afrontas que me são proferidas, principalmente quando se tratam de questões religiosas. E já aproveitando, venho te pedir pela paz no mundo, nas famílias e em cada coração, para que descobrindo os valores que nos deixastes, possamos cada um nos esforçar para colocá-los em práticas e fazer o que estiver ao nosso alcance para colaborar na construção do Reino de Deus ainda aqui na Terra.
E assim como os discípulos, quero te pedir que aumente a minha fé. Que eu possa crer nos dons recebidos através dos sacramentos e ser um fiel anunciador da Tua Palavra, confiando que assim como enviastes os discípulos para fazer prodígios em Teu Nome, também hoje sou cumulado de bênçãos para seguir o mesmo caminho. Amém.
🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?
«Senhor, aumenta-nos a fé!» (v. 5)
🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?
• Ter cuidado em minhas atitudes diárias, de modo não fazer com que outros venham a pecar;
• Ser paciente e misericordioso, assim como o Senhor é comigo, colocando em prática o que rezo diariamente no Pai-Nosso: «Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido»;
• Utilizar dos recursos digitais disponíveis para aprofundar-me nos ensinamentos da Igreja Católica.