LOADING...

Ir Arriba

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 7, 1-2.10.25-30

Lectio Divina por Marcos Tonasse do Brasil

PASSO 0 | INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO:
Música: https://www.youtube.com/watch?v=PNYqMQ4_01g
Amigo Jesus envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!

PASSO 1 | LEITURA: Jo 7,1-2.10.25-30
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

No Evangelho de hoje João mostra-nos como grande destaque o conflito entre Jesus e os judeus em geral. Já nos sinóticos, Jesus se restringe aos dirigentes, fariseus, escribas e sacerdotes. O messias esperado pelo judaísmo seria um líder que conquistaria a liberdade nacional dos judeus e imporia ao mundo sua religião, totalmente diferente Daquele que veio. Portanto, trata-se de uma salvação que atingirá a todos os homens e mulheres do mundo inteiro já que os destinatários da salvação o rejeitam.
A atividade de Jesus denuncia o agir perverso da sociedade, e questiona em muitos momentos a autoridade dos chefes dos sacerdotes, dos anciãos e por isso provoca ódio. As autoridades o procuram, vendo nele um perigo. E o povo expressa opiniões diversas a respeito dele: uns o julgam a partir das obras que ele realiza, e outros a partir de leis e estruturas estabelecidas, ao qual Jesus em determinados momentos rompe. Assim a presença de Jesus é sinal de contradição que vai revelando a face das pessoas.
Os chefes religiosos do templo e das sinagogas rejeitavam o messianismo de Jesus e procuravam e tentam prender matá-lo. Pois para eles é uma ameaça. E no meio do povo a divisão continua: o tema da discussão é sobre a origem do Messias. Uns não aceitam Jesus, baseados numa tradição teórica sobre a origem do Messias. Outros que já são muitos, acreditam que Jesus é o Cristo, porque prestam atenção na sua prática libertadora e vêem nisso sinal da presença de Deus. Jesus, descartando qualquer aspiração ao poder, revela-se como o enviado que comunica a verdadeira vida vinda do Seu Pai. Desafiando-lhes diz: Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem. Mas eu o conheço porque venho Dele e fui mandado por Ele.

PASSO 2 | MEDITAÇÃO:
Como reconheço Jesus em minha vida?
Como eu me apresento, me revelo aos meus irmãos?
Minhas atitudes revelam Jesus, que habita em mim?
Estou disposto a anunciar que Jesus é o Cristo para aqueles que ainda não o conhecem?

PASSO 3 | ORAÇÃO:
Amigo Jesus, maravilhoso Tu és. Bendito seja o Teu Santo nome! Obrigado por se revelar a nós, por nos mostrar a Tua face de misericórdia e justiça. Dai-me forças necessárias para anunciar a Tua Palavra, sem medo de dizer que Tu és o Cristo! Que nesta Quaresma o Senhor converta o nosso coração a partir da oração, do jejum e da caridade. Amém!

PASSO 4 | CONTEMPLAÇÃO:
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.

PASSO 5 | AÇÃO:
Atitude missionária permanente de Tornar a Face de Jesus conhecida e amada nas diversas realidades ao qual estou inserido, através das minhas atitudes e do anúncio da Palavra.

Prev Post

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 5, 31-47

Next Post

Lectio Divina Dominical V de Cuaresma Ordinario Ciclo B

post-bars

Leave a Comment

× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí