LOADING...

Ir Arriba

Evangelio del día – Lectio Divina João 16, 23-28

Lectio Divina por Adriano Israel do Brasil

TEXTO BÍBLICO: João 16, 23-28
16 23 «Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. 24 Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita. 25 Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai. 26 Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. 27 Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus. 28 Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai».
📖 LEITURA
O que diz o texto?

Vivenciando a véspera da Ascensão do Senhor, Jesus destaca no texto de hoje a proximidade dele com o Pai. E que tudo que pedirmos em seu nome nos será atendido. Diz ainda que embora falasse por parabolas, de maneira disfarçada, estava chegando a hora de falar abertamente sobre o Pai, pois assim como saiu do Pai, estava voltando para junto dele.
🕯 MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

Embora tenhamos diversas necessidades, muitas vezes duvidamos que nossas preces podem ser atendidas por Deus.

▪Meus pedidos a Deus são realizados por intermédio de Jesus ou peço por interesse próprio?

▪Reconheço o mistério da Santíssima Trindade, onde as três pessoas (cada uma com sua particularidade) são o mesmo Deus?

▪Preparando-me para Pentecostes, qual a minha relação com o Espírito Santo?

🙏🏻 ORAÇÃO
O que digo a Deus?
Senhor, como é bom ter a certeza que tu nos ouve e atende. Ensina-nos a pedir, mas principalmente dai-nos o entendimento necessário para termos a paciência de aguardar o teu momento desta solicitação se realizar em nossa vida.
Façamos ainda o nosso exame de consciência para identificar se merecemos ter nossas preces atendidas, não esquecendo da tua infinita misericórdia. Mas que sejam momentos propícios para nossa conversão pessoal.

Ainda, dá-nos a graça de estarmos abertos ao teu Santo Espírito na condução de todos os aspectos em nossas vidas. Amém.

🙇🏻‍♂ CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?
“o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará” (v. 23)

🙋🏻‍♂ AÇÃO
Com o que me  comprometo?
▪Na certeza que o Pai nos atende em nossas preces, sejamos conscientes em fazer a nossa parte, seguindo os ensinamentos deixados por Jesus;
▪Lembrar de ao apresentar com fé nossas intenções a Deus, concluir pedindo a intercessão de Jesus, como por exemplo se dispõe nas celebrações eucarísticas: “Tudo isto te pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo”.

Prev Post

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 16, 20-23a

Next Post

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 15, 9-17

post-bars

Leave a Comment

× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí