LOADING...

Ir Arriba

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 8, 1-11

Lectio Divina por Adriano Israel de Brasil

Lunes V Semana de Cuaresma Ciclo B

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Santo Espírito (Anjos de Resgate)

Quem sou eu para por impedimentos

Vem e faz tudo aquilo que queres fazer

Ultrapassa os limites do meu entendimento,

livre acesso te dou e assim vou me render

Santo Espírito de Deus vem com teu poder agir em mim

Quero experimentar da tua bondade

Faz arder meu coração, vem fazer uma renovação

Sobre a minha vida a minha história vem com a tua unção

Vem espírito restaurador

Vem espírito santificador

Vem espírito da verdade que eu te dou liberdade

Faça a tua vontade

Vem espírito habitar em mim

Vem espírito vem me conduzir

Vem espírito vem Espirito de Deus

📑 TEXTO BÍBLICO (João 8, 1-11)

1 Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. 2 Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar. 3 Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. 4 Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. 5 Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? 6 Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. 7 Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. 8 Inclinando-se novamente, escrevia na terra. 9 A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. 10 Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.

📖 LEITURA

O que diz o texto?

O Evangelho nos traz o episódio da mulher adúltera. Estando Jesus ensinando no templo, os mestres da lei e fariseus apresentam-lhe uma mulher apanhada em adultério. Eles perguntam a Jesus o que fazer, para pô-lo a prova e poder acusar-Lhe, pois a Lei de Moisés mandava apedrejá-la. Serenamente, Jesus se agacha e começa a escrever na areia. Os acusadores insistem e Jesus fala que aqueles que tiver sem pecado pode atirar a primeira pedra. Analisando a consciência, começam a sair, iniciando pelos mais velhos.

Jesus ao ficar a sós com a mulher a questiona se ela não tinha sido condenada por eles e a pede para ir em paz e não tornar a pecar.

🕯️MEDITAÇÃO

O que o texto diz para mim?

O texto destaca para mim a palavra JULGAMENTO. Em nossa humanidade queremos ser os senhores da verdade, fazendo-se cumprir aquilo que está disposto na lei de toda forma, assim como acontecia com os fariseus na época de Jesus. Porém, por vezes esquecemos que nós temos nossas limitações e antes de «erguer o dedo» para apontar os defeitos dos outros devemos olhar para as nossas próprias atitudes.

– Tenha a prática de julgar os outros, mesmo nas pequenas atitudes?

– Costumo realizar exames de consciência para observar até que ponto cumpro os ensinamentos de Jesus?

– Busco realizar a correção fraterna?

🙏 ORAÇÃO

O que digo a Deus?

Senhor Jesus, ensina-me a olhar sempre para dentro de mim, observar em que aspectos estou alinhados com aquilo que esperas de mim. Ajuda-me a não querer ser juiz de qualquer situação , mas, com tua bondade e misericórdia, poder auxiliar os que necessitam com palavras que possam levar-lhes até Ti. Amém.

🙇 CONTEMPLAÇÃO

Como interiorizo a mensagem?

«Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra» (v. 6b)

🙋 AÇÃO

Com o que me comprometo?

– Realizar exames de consciência de forma mais frequente;

– Não julgar os outros, mas agir com misericórdia.

 

Prev Post

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 7, 40-53

Next Post

Evangelio del día – Lectio Divina Juan 8, 31-42

post-bars

Leave a Comment

× WhatsApp / Cristonaut@s - Clic aquí